domingo, 23 de junho de 2013

Aggionarmento


Estou há muuuito tempo sem escrever, então decidi fazer um resumo do ano (ano letivo - 2012-2013).

Primeiro, aqui está o link da Mostra de que participei em Novembro - Mirame.

http://www.photoalchimie.com/mostra-mirame.html


Este ano eu comecei a trabalhar com uma idéia que tive pra um projeto, que são duas pinturas ligadas, como uma sendo o espelho da outra, com o tema Si Vis Pacem Para Bellum (Se você quer paz, prepare-se para a guerra), e durante o ano fiz algumas outras coisas também, algumas Figuras, um retrato de Niko, alguns sketches de paisagens, etc. Fiquei amigo de muitos dos meus alunos, e basicamente eles foram as pessoas que eu mais vi e saí durante o ano. Poucos restam dos amigos que começaram a FAA comigo, a maioria já foi embora de Florença.

Mas este ano foi bom por aqui, apesar do muito trabalho e do pouco tempo. A experiência, principalmente trabalhando num projeto grande que começou como uma idéia simples, e transformando ele em algo palpável e realizável, me fez entender muito sobre o que é ser um artista. Pelo menos o tipo de artista que eu quero ser. 
(Eu sou um pintor, certo? Um pintor naturalista/realista. Não entendo muito sobre essas artes abstratas, Instalações, etc. Entendo de arte ilustrativa. Uma imagem que representa algo palpável, e que com isso transmite emoções, e não algo abstrato que tenta expressar emoções diretamente. Meu negócio é pintura clássica, naturalista, realista, ilustrativa) 
Eu tenho muitos planos pra a minha vida, mas este ano decidi que por enquanto eles podiam esperar, que era tempo de aproveitar o que estava vivendo aqui, e já que é assim, aproveitar esse tempo pra adquirir todo o conhecimento que eu pudesse. Então fiz planos de estudos, e resolvi me dedicar ao aprendizado com tudo o que tinha. Mas o fato é que desenhar pintar é cansativo, e exige muito do cérebro. Pensamos o tempo todo, em cada decisão que fazemos, cada pincelada que botamos na tela, além de passar o dia todo em pé, organizar idéias, estudar cores e valores, e ainda ter tempo de lavar os pincéis no fim do dia. E o pior: a frustração. São poucos os dias em que estamos satisfeitos com o que fizemos. E ensinar nem se fala. Imaginem analisar pelo menos 60 diferentes desenhos e sair com algo útil pra dizer sobre como melhorá-los, pelo menos 60 vezes num dia. Ainda tem aqueles alunos que pedem por uma crítica extra, "Only if you have the time, no worries..." Sure, como se eu tivesse escolha! Então esse número pode ser mais de 60.

Depois de tudo isso, quando chego em casa, não tenho forças pra dar um sorriso. Mas agora o ano acabou, e se tudo der certo, vou ter mais tempo pra mim mesmo.

Acho que a melhor novidade do ano foi o início do meu namoro, em dezembro
E também o nascimento do meu irmão, Léo, em Março =]


Resumão de fotos do ano:
Alguns dos trabalhos que fiz este ano (2012-2013)
(Si Vis Pacem Para Bellum - Sacrifice & Preparation, 2013, óleo sobre tela, 1,75m x 1,35m)
 (Si Vis Pacem Para Bellum - Release & Liberation, 2013, óleo sobre tela, 1,75m x 1,35m)
(The Traveler, 2013 óleo sobre tela, 70cm x 55cm)

 Outras fotos:


Agora, com o fim do ano (letivo), me resta descansar e me preparar pra o ano (letivo) que vem. Não fui contratado como professor da Academia, mas fui chamado para ensinar em um Workshop que a Academia vai oferecer em setembro. Então vou voltar pra mais um ano na Itália! E amanhã, meu "verão" começa na Finlândia! =]

Um comentário:

  1. Que massa, Guerrinha! Tão bom se sentir um pouquinho mais perto :)

    Tu e Niko juntos são tão lindinhos! Manda um beijo pra ele por mim e outro pra tu...

    ResponderExcluir